Superman, Jesus e o Natal

A alguns dias atrás, conversando sobre o novo filme do Superman (Homem de Aço),  alguém comentou: “Não gosto do Superman! Ele é um super herói muito bonzinho, que tem a missão de salvar a humanidade, igualzinho a história do messias (Jesus)”.

Achei interessante esse pensamento, pois isso reflete o que muitos pensam, ainda que de forma inconsciente, sobre a história do cristianismo. Ao olharem para o Deus que se faz fraco, que se faz homem com suas limitações e que sofre e morre, muitos não conseguem aceitar a mensagem do Evangelho, pois esperam uma mensagem de grandeza, glória, poder e não de um Deus que se humilhou.

A história do natal nos ensina a humildade, a solidariedade, o amor! Deus enviou o Seu próprio Filho à terra, para se tornar como um de nós e salvar-nos de nossos pecados. Os judeus esperavam um grande rei, poderoso e libertador político, entretanto, Jesus veio numa manjedoura, se fez pobre, andou com os rejeitados e demonstrou amor.

A lição do natal, portanto, é esta: Deus amou tanto o mundo que decidiu se humilhar e se rebaixar ao nível de suas criaturas para salvá-las e ensiná-las o caminho da humildade, do rebaixamento e do amor.

Deixe um comentário