Salmo 12: A teologia da decepção

 

A oração do salmista escancara o coração de alguém que está decepcionado com o ser humano e a sua capacidade de faltar com a verdade: “Cada um mente ao seu próximo; fala com lábios bajuladores e coração fingido” (v.2). Quem escreveu este salmo, parece ter sido enganado tantas vezes que chega ao ponto de duvidar da existência de pessoas verdadeiras no mundo (v.1). O que parece prevalecer no mundo é um tipo de pessoa que não se preocupa com as consequências do que diz, como se Deus não estivesse atento (v.4).

Contudo, o poeta sabe que, apesar de os seres humanos serem muitas vezes não confiáveis, existe um ser que nunca mente: “As palavras do Senhor são puras, como prata refinada numa fornalha de barro purificada sete vezes” (v.6). Se por um lado as pessoas mentem e nos enganam o tempo todo, decepcionando cada gota de confiança que depositamos sobre elas; do outro está o próprio Deus, que nunca deixa de cumprir as suas promessas (que deixou para nós nas Escrituras) e jamais nos abandona. Veja, por exemplo, o que ele disse para um de seus servos mais fiéis: “Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes; porque o Senhor, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9).

Em um momento desafiador, as palavras de Deus a Josué ficaram guardadas em seu coração. Com certeza ele levou consigo aquela promessa, até o final de sua vida. E ele comprovou a veracidade e a fidelidade de Deus até o fim, tanto que disse, depois de tanto tempo: “Eu e minha cada cultuaremos o Senhor” (Js 24.15), desafiando a todo o povo a fazer o mesmo!

É claro que não precisamos ser tão radicais a ponto de não confiarmos em ninguém. As palavras do salmista no primeiro versículo são poéticas e expressam os sentimentos mais intensos em um momento de decepção. Mas, também fica claro que a nossa confiança total pode ser depositada somente nas Palavras de Deus. Suas promessas de vida, perdão, paz, salvação e proteção devem estar sempre guardadas em nosso coração, afinal, Deus nunca mente.

Deixe um comentário